quinta-feira, 2 de maio de 2013

Pilhas recarregáveis JÁ!!

Já repararam na enorme quantidade de coisas que tem em nossas casas que exigem pilhas para funcionar? Aqui em casa tem: uns dez controles remoto; mp3; máquina fotográfica, lanterna. E quando chegam os filhos, a demanda pelas pilhas triplica, tem: carrinho, computador, tecladinho, lanterninha, boneca que fala e canta, cachorrinho que pula, bailarina que dança. Nem vou mencionar aqui os brinquedos dos meninos. 

Agora, faça as contas de quantas pilhas são necessárias para alimentar todos esses dispositivos e brinquedos imaginando que necessitem de apenas uma pilha cada um (ô dó). Fez as contas? Só na minha listinha são vinte pilhas. Agora, se a gente voltar a realidade e considerar que cada aparelhinho destes demanda mais de uma pilha e que a gente usa muitas pilhas para usá-los várias vezes, aí a conta não tem fim.

Essa fotinha aí em baixo é só o que eu recolhi  em alguns dias aqui em casa e fiquei meio chocada, porque dia desses eu mandei esse tanto assim também para a cestinha do "destino correto" para as pilhas. Já era grande coisa não mandá-las para o lixo, mas não me parecia suficiente. Não ajuda muito a gente só reciclar, tem que reduzir. 

Lamentável :(

Reduzir o consumo é o grande trunfo para a gente evitar o acúmulos desses componentes em lixões e até mesmo nas águas que são destinadas às nossas casa. O material componente das pilhas são altamente tóxicos e cancerígenos, podendo provocando sérios danos á saúde pública.

É claro que não dá para deixar de usá-las completamente, mas é possível reduzir (e muito) a quantidade que  consumimos. Aqui em casa por exemplo, fiz o seguinte:
  • Para os aparelhos que demoram de gastar pilhas como os controles remotos, mantive as pilhas comuns, pois de qualquer modo demoram muuuuuito para consumir;
  • Para os aparelhos eletrônicos, investi em um quarteto de pilhas recarregáveis. Gastei um pouco mais, mas daqui a tempo (nem chega a longo prazo) esse investimento vai ser muito recompensado, já que máquinas fotográficas e mp3 consomem demais e as pilhas alcalinas são super caras, umas duas rodadas delas e já compensa ter investido nas recarregáveis;
  • Fiz o mesmo com os brinquedos. Pilhas recarregáveis. Quatro apenas que vão se revezando entre os brinquedos. Pode parecer chato toda hora ficar abrindo para tirar a pilha e coloca aqui, coloca ali, mas vale muito a pena. se puder pode até comprar mais umas duas para evitar o troca troca.
Vamos fazer as contas? 
10 dos controles (que vão durar de qualquer maneira)
4  para todos os aparelhos (já que não uso tudo de uma vez e os tamanhos não variam)
4  para os brinquedos (quando preciso de mais, pego a dos aparelhos quando não estou usando).

E agora uso apenas 18 pilhas por tempo indeterminado. Ao invés de gastar esse tantão lá da foto em duas semanas, uso esse tanto por anos. Acho que deu certo, né? Porque você também não tenta aí na sua casa? O seu bolso e o planeta agradecem.

P.S.: Se não tiver mesmo jeito, mande as suas pilhas velhas para os postos de coletas. Nunca, em hipótese alguma jogue-as no lixo, tá? 

Beijos e até a próxima!!!

6 comentários:

Ana Paula disse...

Aqui também reciclamos e fizemos investimento em quatro recarregáveis. A máquina fotográfica realmente é a maior consumidora, arrependo-me de não ter escolhido um modelo com bateria recarregável. Vamos aprendendo!
E reduzir também deve estar nas nossas prioridades!
Beijo

Nina disse...

Aqui só temos pilhas recarregáveis, temos os carregadores, e as pilhas, e é mt mais facil. E se por acaso, tivermos pilhas alcalinas ainda, sempre devemos entregá-las no lixo especil para ela, que está nos supermercados, nunca, nunca, em hipotese alguma, uma pilha pode ser jogada no lixo comum, sei la ,acho que se a familia for pega, dá até multa...

mt boa postagem, Flavinha!

Daniela Roos disse...

Eu estou com um estojo cheio de pilhas para descartar... a maioria vem dos brinquedos da fofa da minha filha. As pilhas recarregáveis são uma ótima sugestão... tenho várias em casa. Além de práticas são econômicas pro bolso da gente. :)
bjocas

Unknown disse...

Flavia!!! Esse post é demais! Essa semana eu mesma comprei um cesto gigamtye e colei ao lado do elevador de serviço do meu prédio, por onde levamos o lixo até as lixeiras. Mandei fazer uma placa igualmente enorme (deixe aqui suas pilhas e baterias de celular). Decidi eu mesma fazer a seleção e entregar no posto de coleta aqui da minha cidade. Depois de muito pedir para a sindica que tomasse uma iniciativa, fiz eu mesma!! E já fiquei chocada com a quantidade de pilhas que a gente junta no fundo das gavetas!! bjoos

Daniela Roos disse...

Feliz dia das mães... !!! Adorei tua visita nesta data tão especial! Milhões de beijos pra vc e sua Marina

Unknown disse...

Oi Flavia ... amei seu blog e estou seguindo .. nos visite e siga se gostar .. bjs

Roberta e Luma
http://princesaluma.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...