quinta-feira, 1 de novembro de 2012

RECICLAR X REUTILIZAR

É muito comum as pessoas se referirem a produtos reutilizados como sendo reciclados, mas esses conceitos são diferentes e é fundamental que a gente saiba distinguí-los para tomar a decisão certa na hora de reciclar ou reutilizar.

RECICLAR
não deixa de ser uma forma de reutilizar alguma coisa, mas envolve processos que modificam o produto utilizado, transformando-o em outro com novas propriedades. Por exemplo: Utilização de garrafas pet na fabricação de tecidos, é um processo irreversivel e você não pode mais encontrar as propriedades originais da garrafa no novo produto.

REUTILIZAR
é simplemente utilizar um produto várias vezes, ou para tranformá-lo em outro produto, mesmo que você recorte, cole, misture, mas sem alterar suas características originais. Por exemplo: transformar garrafas pet em brinquedos, puffs, utilizando sua estrutura original, usar latas como vasos de plantas, etc. Normalmente as pessoas confundem isto com reciclagem, mas não é.  

Nós reutilizamos muitos produtos, mas reciclamos muito menos. Além disso, o processo de reciclagem pode envolver um consumo muito grande de água e energia, tanto quanto o de um produto não reciclado. A sua grande vantagem consiste mesmo em reduzir o volume do lixo e diminuir o que se retira da natureza. Por exemplo, é muito melhor a gente usar todo aquele papel que já foi descartado para reciclá-lo em novas folhas de papel do que cortar milhares de novas árvores, não é mesmo?


REDUZINDO, RECICLANDO OU REUTILIZANDO
podemos deixar um mundo melhor para os nossos filhos.
COMO?

1. Evite pegar uma sacola plástica a cada compra. Utilize sempre a mesma. Você pode guardar uma na bolsa e sempre que for comprar algo que não planejava já está com sua sacolinha em mãos;

2. Dê preferência a produtos com embalagns retornáveis ou de vidro. O vidro é um produto que pode ser reutilizado milhares de vezes para dez mil coisas;

3. Procure em sua cidade pontos de coleta de embalagens recicladas e passe a separar o seu lixo;

4. Nunca, em hipótese alguma, utilize embalagens de isopor. Não servem para nada, nem para reutilizar e nem para reciclar;

5. Utilize produtos reciclados. AdoroooO de todas as maneiras folhas de papel reciclado, acho linda aquela corzinha marrom. Além disso já tem muitas lojas que comercializam roupas com tecidos feitos de garrafa pet. 

6. Mas, o mais importante de tudo isto: Valorize estas ações para o seu filho. Nada é mais importante na criação do que bons valores e os 3 'R's não podem ficar de fora.

Beijos!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Que legal! Sempre é bom saber mais sobre essas atitudes tão importantes para o futuro de nossos pequenos. Adorei. Bj Tati amigosdefraldas.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...