quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Lixo no chão? NÃO PODE!!!!!

Orgulho de mãe é um caso sério, não é? Pois bem, sou mesmo mãe coruja e quero contar. Desde sempre ensino tudo o que acho necessário a Marina: comer na mesa, segurar o talher, esperar alguém terminar de falar para chamar a pessoa, cuidar dos brinquedos, não destruir os livros, não jogar o lixo no chão e por aí vai. Já ouvi diversos protestos como, por exemplo, de que Marina é muito novinha e que só precisa aprender certas coisas quando estiver maior, pois nesta idade não adianta nada, as crianças não aprendem. Quer ver que funciona SIIIIIM?

Levei Marina para ir ao supermercado comigo, coisa super rápida. Antes de sairmos meu marido deu a ela um pirulo (coisa que eu odeio, mas é o "excesso" dele - perdoado!). Quando chegamos ao caixa para pagar as compras percebi que ela já havia terminado o pirulito e segurava o palito. Quando foi chegando a nossa vez ela se interessou por alguma coisa e o palito estava sobrando. Foi então que ela me matou de orgulho e  ME PEDIU PARA JOGAR O PALITO NO LIXO. A Senhora que estava em nossa frente não acreditou quando viu que aquele pedido partiu de uma garotinha que acabara de deixar as fraldas e ficou muito feliz com o episódio.  

Portanto, nunca subestime a capacidade que o seu filho tem de aprender as coisas. Obviamente que eu não espero que ela aprenda algo na primeira ou segunda vez que eu disser, mas se sempre mostrarmos aos nossos filhos como é o certo, ora ou outra mostrarão que aprenderam. Assim, evitamos ter que corrigir um erro por deixar para ensinar mais tarde os nossos valores. 

Para ajudar o seu filho você pode:

1. Pedir a ele que jogue o papel do bombom no lixo assim que vocês o abrirem - Não abra mão e insista para que ele jogue o papel no lixo;

2. Quando estiver fazendo aquela triagem nos papéis de contas velhas, peça a seu filho que vá jogando os papéis rasgados no lixo, aposto que ele vai se sentir super útil;

3. Quando ver lixo espalhado pela cidade, mostre ao seu filho como isso é feio. Sempre digo a Marina: Olha Mari, quanto lixo no chão, coisa feia não é? Onde que a gente tem que jogar o lixo? - Depois de um tempo ele também se mostrará incomodado.

Ficam as dicas!!!

     




3 comentários:

Ana Paula disse...

Flávia eu fico vendo pelos telejornais as montanhas de lixo pelas ruas e depois todas aquelas tragédias com as chuvas. É tão difícil assim jogar no lixo?

ah! fque confusão a foto do côco fez! não estou na Bahia não, quem me dera... quando for quem sabe te encontro?!
bj

Daniela Roos disse...

E eu fico muito indignada quando vejo um adulto jogando papel ou outros objetos no chão e nas ruas... cadê a educação?
Sobre educar desde pequeno eu acho super certo fazer isso e tem que explicar o porque das coisas, apoio e faço isso também.
bjocas e parabéns a vc e a Marina

Anônimo disse...

Amei!!! É isso mesmo, temos que ensinar desde sempre como devemos viver em sociedade: esperar a sua vez de falra, lixo no lixo... etc...
Parabéns pela sua menininha e lembre-se: ela só sabe que lugar de lixo é no lixo porque ela a tem como exemplo!!!

Beijos!!!

Lívia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...