segunda-feira, 18 de março de 2013

FAÇA EM CASA: Estante de madeira

Depois de muito tempo desejando e pesquisando idéias, finalmente meu marido e eu decidimos fazer nossa própria estante de madeira. Para isso, nós utilizando nada menos do que caixotes de feira, que compramos em um estado beeeeem mais ou menos, para não dizer coisa pior. Mas esse post é mesmo para provar que, com um pouquinho de boa vontade e disposição é possível a gente reutilizar coisas que antes nem imaginávamos.  

A vontade começou quando eu quis mudar o pequeno acervo de livros de Marina de lugar, porque antes ocupava muito espaço dentro do guarda-roupa dela, o qual vivia com as portas abertas (um horror, bagunça geral). Pensei em comprar aqueles nichos de decoração, mas nunca imaginei que eram tão caros. Desisti. Até que um dia (não me lembro qual nem onde) eu vi esse caixotes de feira sendo reutilizados para estantes e várias outras utilidades. Problema resolvido. Meu marido comprou a ideia e me ajudou a fazer. Confere!

Material utilizado

1. Lixa para madeira;
2. Rolo de espuma nº 9;
3. Uma trincha (para pintar os cantinhos);
4. Tinner (para diluir a tinta e tirar os respingos da pele);
5. Uma lata de 250 ml de tinta esmalte branca para madeira (se quiser um acabamento brilhante, caso queira que fique fosco procure uma tinta fosca para madeira);
6. Uma lata de selador para madeira (e ainda sobrou um monte);
7. 4 caixotes de madeira (usamos três, mas retiramos as melhores partes de um para completar outro);
8. Um recipiente para colocar a tinta e deslizar o rolo.

Preparo:

1. Lixar todo o caixote e, se necessário, lavá-lo. 
  









2. Passe uma demão de selador para madeira. Se achar necessário, repita a operação depois de 24 h (isso vai depender da porosidade da madeira da qual o caixote é feita.










3. Passe a primeira demão de tinta esmalte branca com o rolo por toda a superfície interna e externa do caixote.
4. Após 24 h passe tinta nos cantos com a trincha e só depois de secar, passe a segunda demão nas superfícies novamente com rolo. 

Observações:
  • Eu acho que pintar com rolo é muito mais rápido e a pintura fica uniforme, mas para os cantos não tem jeito, use a trincha;
  • Se quiser pintar colorido, passe a primeira demão de tinta branca, quando secar pinte os cantos e só depois aplique a tinta na cor que desejar;
  • Siga sempre as instruções do fabricante da tinta que escolher para obter um melhor resultado;
  • Para montar a estante martele pregos nos pontos de madeira mais larga e de preferência nos cantos, assim não corre o risco da ponta do prego aparecer do outro lado da madeira e se tornar um perigo (certifique-se que o prego tem um tamanho ligeiramente menor do que a largura das duas peças juntas);
  • Tenha em mente que este é um processo artesanal e o efeito terá o seu toque rústico, logo, se deseja uma estante perfeita e alinhada, compre pronta ou mande fazer;
  • O passo a passo descrito neste post é baseado inteiramente na nossa experiência ao fazer a estante, o que significa que você pode encontrar técnicas mais apropriadas. 

E, por fim, nossa estante prontinha e super versátil. Achei que ficou linda no quarto de Marina e serviu perfeitinha para a micro biblioteca.






E aí, vamos fazer uma??

5 comentários:

Daniela Roos disse...

ficou legal, tu sabe que eu tenho duas caixas de frutas em casa que eu tb uso no escritório... eu só não pintei bonito como tu fez :)
Eu acho ótima esta idéia.
bjocas

Roteirinho Alternativo disse...

Acabo de conhecer o blog. Adorei!!!!! Bjs

Nina disse...

ficou otimo Fla, e acabei de ter uma ideia pra minha filha,ela tem mil livros, duas estantes ja abarrotadas e precisa de mais, sera que isso aguenta mts livros? hmm, acho que sim ne? se aguenta cachos e cachos de banana ne?

:-) acho que vou arriscar...

Martha disse...

Que ideia boa...
vou passar o link para minha mãe (pq ela é a artista da família) e acho que acghei uma solução bem bacana para as "baguncinha" do quarto da pequena!
Bjs

A Dona do LAr disse...

Flavia ficou super legal!!! Gostei da disposição dos caixotes depois de prontos. Mas, fiquei impressionada com o tempo que faz que eu não vinha aqui e que vc não escreve(puxão de orelha amigo). Parece que a gente ta sempre se falando, pra vc ver como a vida ta corrida,né!? O tempo passa que a gente nem sente. bjos e saudades guria

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...