terça-feira, 12 de março de 2013

Sobre Educação Alimentar

Então gente, para começar o post de hoje quero contar uma situação que me marcou:

  • Certa vez, muito antes de eu me tornar mãe, estava sentada na mesa com algumas crianças. Duas delas eram irmãs e estávamos todos almoçando. Estava todo mundo tomando o suco que havia sido servido, inclusive as crianças. Alguém que não conhecia a fruta da qual o suco tinha sido feito e perguntou o nome, pois tinha achado muito gostoso. Outro respondeu e aí uma cena me chamou atenção: A irmã mais velha (daquelas que comentei no início) deu um grito, espantada, para a outra irmã "Pare! Você não gosta desse suco", a outra menina que já tinha bebido o suco quase todo e respondeu com espanto maior ainda "Ixiii, é mesmo" e não teve cristão capaz de convencer essa garota a terminar de tomar o suco.

O interessante dessa situação foi me fazer perceber o quanto as pessoas (leia-se mães e avós) são responsáveis pelo que a criança NÃO gosta de comer. Eu já vivenciei várias vezes a mãe de alguém dizer: "Ah, mas fulano não gosta disso" e a pessoa dizer baixinho "Não sei de onde minha mãe tirou isso, só porque eu não quis daquela vez ela acha que não gosto para sempre". Também já ouvi vovós dizendo "Ihhh, disso aí você não vai gostar não" e criancinha achar que realmente não gosta (e nem chegou a experimentar). 

Inúmeros profissionais cansam de dizer e de publicar que para você determinar se uma criança gosta ou não de um alimento é necessário oferecê-lo no mínimo umas dez vezes, porque imagina, tudo é novo para essa criança, então existe um tempo para ela se adaptar ao novo sabor, textura, cor de cada alimento. Se depois de várias tentativas (incluindo em diferentes espaços de tempo) ela realmente rejeitar, aí sim, você pode deixar aquele alimento de lado. No entanto, isso também não significa que nunca na vida dela irá gostar ou comer esse alimento e NÃO CABE A VOCÊ, mãe ou avó, ficar reforçando na cabeça da criança o quanto ela não gosta daquela comida.

Tem gente que fica o tempo todo dizendo "Ahhhh ele não come isso não, nem adianta" e aí, o que você acha que a criança vai pensar? "É, se minha mãe tá dizendo...". Será que eu estou sendo clara? 

Para evitar que seu filho crie a impressão de que não gosta de determinado alimento, VOCÊ:

  1. Não deve, de maneira alguma, ficar lembrando o quanto ele não gostou do alimento naquele dia. Exemplo: Toda vez que o alimento aparecer ficar dizendo "Você não gosta", "Ele não vai querer", "Disso você não vai gostar", principalmente se for na frente da criança;
  2. Oferecer sempre todos os alimentos que você achar importante para a saúde do seu filho, mesmo que ele já tenha rejeitado antes. Se ele não quiser, deixe de lado e haja naturalmente, sem ficar reforçando o episódio;
  3. Não deve ficar dando mil opções para o cardápio do seu filho. O que você acha que ele vai preferir comer, batatinha frita ou batata cozida? Aipim cozido no jantar ou um McDonald's?

Pensem nisso, tá? A alimentação dos nossos filhos é crucial para o seu desenvolvimento e não vamos querer estraga-la com este tipo de comportamento, não é mesmo? 

 
P.S.: Nós estamos lá no Criança Bem vestida, dá uma passadinha lá e aproveitem que o blog da Dani é lindo. Beijos Dani!! Obrigada pelo carinho de sempre.




3 comentários:

A Dona do LAr disse...

Flavia eu super concordo com vc. Engraçado que eu falei com o Felipe sobre ele precisar experimentar dez (falei dez pq ele sabia contar até dez) vezes algum alimento antes de dizer que não gostava. Por exemplo, água de coco, que ele insiste que não gosta. Mas, eu ainda tenho fé que um dia ele goste..rsrsrs. Agora ele sempre experimenta antes de dizer que não quer e que não gosta. Outra coisa que acho estranho é que alguns pais que não comem determinada comida nem oferecerem para criança, como se fosse genético ela não gostar tbém.

Ana disse...

Oiee! ótimo post!! exatamente assim!! quantas vezes o Enzo recusou um alimento pq era lago que ele ja tinha um julgamento q n ia gostar, e as veze spor influencia externa?? nossa..não sou mt radical com alimentos,tipo ele até come bagana sim,mas faço questão de coisas saudaveis no dia a dia.
Ele tem uma certa aversão a verduras,mas ja peguei o macete..eu n digo o que é nem a pau,faço a maior prpaganda positiva e ele come..qndo acaba eu revelo o que é..( mala eu!kk) na maioria das vezes eu escuto um ;ecaaaa ,vc me fez comer isso!! kkkkkkk..mas depois ele cede e confessa que gosta... Foi assim com soja e hj em dia ele adora... ja come sabendo que é soja e ainda fala: humm,hj é soja é?? que delicia!! kkkkkkk...
Beijos e otima semana!!
(ah,vi vc tb la no blog da Dani,rs,,adorei!!) ;)

Daniela Roos disse...

A Olívia não gostava de purê de batata, um dia eu tentei dar pra ela comer e ela negou e fez cara de quem não gostou, eu fiquei um bom tempo sem dar este alimento pra ela, um dia eu super com vontade de comer purê resolvi fazer pra mim e resolvi tentar com a Olívia denovo, não é que ela comeu e adorou!!!! Hahahah
Eu fiquei mega feliz!
Sobre o post de vcs lá no blog, eu amei o presente! Lindo lindo! Estou encantada contigo :)
Bjocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...