domingo, 20 de janeiro de 2013

Colher de bambu

A colher de pau é óóóótima sim, mas para ficar na lembrança. E quantas lembranças não temos delas, heim? 

Eu tenho muitas, desde as comidas preparadas com elas no sítio da minha avó durante a infância, até o brigadeiro  mal sucedido por falta de uma colher de pau para dar o toque especial. 

Mas convenhamos, a colher de pau é um antro de fungos e bactérias. Isso mesmo! A madeira é uma excelente proliferadora de microrganismos e, pasme, a sua colher de pau não está livre disso.

Para continuar dando o gostinho especial às receitas da família (porém, sem as bactérias) tem uma alternativa altamente ecológica: As colheres de bambu.

O bambu possui diversas características que o colocam na lista das matérias-primas ecológicas e econômicas.

  • Crescimento rápido e espontâneo. Quando um bambu é cortado, outro broto cresce em seu lugar;
  • É um excelente fixador de carbono (aquele, responsável pelo aquecimento global) tirando-o da atmosfera.
  • É muito mais leve do que a madeira, mesmo depois de transformado em algum produto;
  • Em tudo o que a madeira serve, pode ser substituída pelo bambu com muitas vantagens (rápido crescimento, baixo custo), mas a melhor parte é a redução no corte de madeira de árvores nativas. 

Aí você me pergunta: Sim e a colher de bambu, entra onde nessa história? 
  • O bambu é um produto naturalmente higiênico, pois suas propriedades    estruturais (não é um material poroso) não permitem a proliferação de fungos e bactérias e é possível limpá-los de maneira mais eficiente do que as colheres (e demais produtos) de madeira. 
  • E, para finalizar, o bambu fica lindo depois de processado e transformado em produto, pois tem bastante brilho (dispensando as ceras... rsrs).

Torne a sua cozinha mais higiênica e sustentável: Colher de bambu nela. 

Beijos!!!
 

6 comentários:

Nina disse...

ai meu Deus! eu sei disso sabe? mas nao consigo me livrar delas :-(

colher de bambu? nunca ouvi falar. Vou procurar por aqui, viu?

Beijinho!

Ana Paula disse...

Conheci no bairro japonês daqui de São Paulo, a Liberdade. E tenho algumas.
Sobre a colher de pau tenho sim uma lembrança ( péssima! ) - eu estava com caxumba e alguém ensinou minha tia uma simpatia para curar que era esquentar uma colher de pau e colocar na caxumba! Além de muito quente, doeu muito!
e a caxumba continuou pelo tempo do seu ciclo!
Beijo

Dany disse...

Tô doida pra achar colher de bambu... Nos mercados, não acho.

Dany disse...

Flávia, vc curtiu a fan page do meu blog no FB? Quero indicar este seu post lá, mas quero te dar os devidos créditos marcando seu nome. ;-)

Flávia Brito disse...

Então gente, não é mesmo muito comum (ainda) achar as colheres de bambu em supermercados, mas naquelas casas que vendem utensílios domésticos com certeza encontra.

Dany, já curti lá sua fanpage, quanto mais pessoas souberem dessa informação melhor para a saúde de todos.

Daniela Roos disse...

Pois bem, eu tb acho nada higiênico, a que eu tenho em casa quase nao uso troco pelas de plástico ou silicone. Gostei da opção bambu, parece ser uma boa dica :)
bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...