terça-feira, 30 de julho de 2013

Opinião: Instinto Maternal??!!!

Eu não concordo com a expressão "Instinto maternal" e já vou explicar o porquê:

Outro dia eu estava zapeando pelos canais de TV e parei em um noticiário onde uma repórter dizia que uma menina de 12 anos de idade havia tido um bebê. Continuando a reportagem, ela disse que a garota estava fora de perigo e o bebê nascera saudável, nada demais até aqui. Foi quando a criatura disse que conversou com a garota e que "ela estava muito animada com o nascimento do filho" e que "uma mãe nasce quando nasce um filho" e o âncora ainda completou "é o instinto maternal, que coisa linda".

Agora vamos aos fatos:
  1. A criança acabou de ter o bebê, ou seja, nada de trocar fraldas, nada de peito ferido, nada de acordar a noite toda, nada de não poder estar com as amigas, ou seja, nada de responsabilidades ainda;
  2. É óbvio que quando uma criança nasce, nasce também uma mãe, afinal de contas o bebê não foi trazido pela cegonha, o que não faz dela, ainda, uma boa mãe.
  3. Imagina, para uma menina de doze anos ter um filho. Ficar animada é quase como ganhar um jogo novo, só que ainda não caiu a ficha de que esse "jogo" é em tempo integral.
Olha, vai me desculpar quem concorda com essa  de instinto materno, mas eu acho muito mais apropriada a expressão Instinto Protetor ou ainda Instinto de Responsabilidade, porque nem toda mãe é uma boa mãe, ou sequer tem responsabilidade com seu filho, além disso, muitas vezes quem assume a responsabilidade de um filho não é a "mãe" e sim o pai, a avó, a tia, a irmã, o irmão. 

O que existe não é o sentimento de uma mulher que deu a luz, o que existe é o sentimento de que uma nova pessoa, incapaz de se defender, está sob os seus cuidados e o amor nasce da vontade de cuidar, de zelar, de fazer o bem por aquela pessoa. Você não ganha a vontade de cuidar de alguém só porque deu a luz a ela, muita gente sente esse desejo muito antes de engravidar ou até mesmo pelo filho dos outros.

Eu tenho um enorme Instinto de Responsabilidade por minha pequena e além disso, muito amor, e não sou a única, meu marido sente o mesmo e não posso atribuir isso ao instinto maternal. Talvez as atitudes sejam diferentes, porque somos diferentes e a mulher é naturalmente mais carinhosa muitas vezes, mas todos sentimos o mesmo desejo de ver a pequena bem, saudável e feliz.

E vocês, o que acham do assunto? Fiquem à vontade para dar sua opinião.

Beijos e boa semana!


6 comentários:

Martha disse...

Flavia, não só não acredito nisso, como não sinto isso... e brigo com meu marido quando ele vem usar isso "contra" mim... srsrs
Tipo.. é o que vc falou, não existe esse instinto materno assim que nasce.. é uma necessidade de proteção e responsabilidade com aquele ser que depende de alguém (que pode ser qualquer pessoa) para cuidar dele. O amor, esse sim desmedido, vem com o tempo, com o conviver, com o dia-a-dia.
tem muita mãe por aí, que nem com o instinto multiplicado por 10 ia saber o que é amor e dedicação, então.. assino em baixo! hehe

bjoooo!!!

Ana Paula disse...

Flávia, concordo com você que o fato de ter dado à luz não faz a mulher uma boa mãe por si só. O instinto maternal pode não estar presente. Ou estar enquanto a novidade não enjoar...
E nesta fase adolescente quando ainda há tanta coisa interior para se construir, solidificar, talvez seja mais difícil ainda o tão poetizado instinto maternal.
Beijo!

Si, mãe da Bela e do Lipe disse...

Eu acho bem na verdade que esta tudo bem distorcido ultimamente, caraca com 12 anos vc nem sabe ser boa filha ainda pq é ai que começa a adolescência e ai sim os conflitos da vida adulta, sei lá eu já vi uma porção de mães adolescentes e boas que amam seus pimpolhos mas ja vi muita mãe adolescente ou não que o instinto maternal passou bem longe assim tão rapido quanto passou a epoca do resguardo ....

enfim o mundo ta maluco e o que me da forças para não pirar é ver mães criando conCiência rsrsrs gostou ?

beijos linda

Chris Ferreira disse...

Oi Flávia,
Eu ainda fico tão chocada quando escuto que uma criança de 12 anos tem um filho, que só consigo ficar assustada.
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

Daniela Roos disse...

Eu concordo com a Cris, meninas de 12 anos são muito novas para ser mães... isso assusta muito.
Sobre o instinto materno. Bem, eu acho que tem muito homem que sente isso tb e até mais que as mães...
Eu acho que instinto materno é um "apelido" carinhoso para o senso de responsabilidade, amor, zelo, cuidado, carinho que desenvolvemos pelos nossos filhos.
Bjocas
Dani


Anônimo disse...

concordo com você! Uma menina de 12 anos não tem maturidade para maternar ainda... e também vemos cada mãe hoje em dia: que abandonam os filhos, me maltratam, que matam!!! Credo!!!
Ter responsabilidade, amor... é outra coisa!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...