Sei que a preocupação primordial, em relação ao cigarro e crianças, é que elas não se envolvam com ele. Mas pensando um pouco e levando em conta também a experiência pessoal, me ocorreu que a influência do tabagismo na vida dos nossos filhos pode começar muito antes do que imaginamos ou desejamos: é o TABAGISMO PASSIVO. Muitos estudos são realizados todos os anos a fim de comprovar como o cigarro no ambiente doméstico é prejudicial à saúde de nossos filhos.
No estudo realizado por Priestch e colaboradores e publicado no Jornal de Pediatria em 2002 fala sobre o aumento na incidência de doenças respiratórias em crianças com influência de fatores no ambiente doméstico e o tabaco aparece como uma das principais causas. Os pesquisadores chegaram a conclusão de que quanto maior o número de cigarros fumados pelas mães, maior é o risco de ocorrência de doenças respiratórias graves nas crianças.
Além disso, o tabagismo passivo encontra-se na terceira posição no ranking das causas de morte evitável do mundo e as crianças são especialmente vulneráveis pois respiram mais rápido e, consequentemente, o volume de substâncias tóxicas por volume corporal é muito maior do que em um adulto. Essas substâncias, provenientes da fumaça dos cigarros, aumentam o risco de asma, infecções respiratórias, bronquite, inflamações no ouvido médio, meningite bacteriana, a síndrome da morte súbta infantil e ainda pode diminuir as funções respiratórias em geral provocando tosses constantes e ataques alérgicos.
Infelizmente, as crianças ainda não possuem o poder de escolher entre ficar em um ambiente cheio de fumaça de cigarro ou não, como os adultos, e por isso dependem exclusivamente do bom senso e responsabilidade dos seus cuidadores (ler mais sobre). Então, faça um favor ao seu filho e poupe-o do seu vício.
5 comentários:
Eu sou muito contra o cigarro, e nem consigo entender como alguém consegue colocar um daqueles na boca.
Estes dias estávamos conversando sobre o assunto e percebemos que as maes jovens de hoje não tem mais este vício, diminuiu e muito o numero de fumantes por ai e isso é visível. Acho que as leis anti tabagistas ajuda bastante, acho um absurdo fumar perto de crianças!
bjos
Dani
PS... tu viu que tem sorteio lá no blog?
Detesto cigarro! Nunca fumei e tenho pavor de alguém fumando perto de mim!
Perto do meu filho então! Não, não!
Ainda bem que na família ninguém fuma!
Acredito que este vício vai sumir um dia, o número de fumantes tem diminuido muito, graças a Deus! A proibição de propagandas ajuda muito!!!
Agora, quem é fumante tem que ter consciência, não fumar ao lado de pessoas que não gostam e se incomodam com isso e principalmente fumar BEM longe de crianças!!!
Adorei o post!
Beijos!!!
Lívia.
É fogo,e tem gente cara de pau que não ta nem ai,bafora na cara de quem não fuma e ainda acha ruin quando se faz cara feia.. fogo!! :/
Adorei o post,bjs e um otimo fds!!
Amiga, tô em mais uma tentativa de comentar no seu blog! Tem um blog sobre organização que eu acompanho, e hoje o post dele tá a sua cara, olha só: http://vidaorganizada.com/casa/comodos/quarto-das-criancas/montando-uma-biblioteca-para-o-filhote/#comments
Beijos!!
Também não consigo entender porque as pessoas fumam, os mais velhos ainda vá, porque meu pai falava que na epoca dele era considerado moda, então muita gente ia na onda e acabava se viciando (meu pai não fumava só para constar), mas hoje em dia...sinceramente não entendo... e aquele cheiro horrível que gruda em tudo o que é do fumante. Coitadas das crianças que não tem escolha e precisam conviver com pais fumantes...sem contar que uma grande parte não tem o minimo de bom senso e fuma na presença dos pequenos mesmo...expor uma criança assim deveria ser considerado crime. bjos
Postar um comentário